quinta-feira, 31 de dezembro de 2009
AGENDA PARA 2010!
Uma ótima dica de agenda para 2010 são as agendas da linha Naturalis da TILIBRA. São confeccionadas em papel reciclado e possuem um preço acessível, em média R$ 20,00. Já comprei a minha!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Brasil faz seminário sobre biocombustíveis em Copenhague
Paralelamente à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), o Brasil realiza nesta terça-feira (8), em Copenhague (Dinamarca), o seminário "A Contribuição dos Biocombustíveis para a Mitigação da Mudança do Clima". Participam especialistas nacionais e estrangeiros sobre o assunto.
O objetivo é esclarecer os negociadores da COP-15 sobre questões referentes à utilização da bionergia como fonte de baixa emissão de gases causadores de efeito estufa.
O encontro será presidido pelo subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, embaixador André Amado. Haverá palestras do negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, e de representantes das delegações dos Estados Unidos e da Suécia.
Retirado do site Terra.
O objetivo é esclarecer os negociadores da COP-15 sobre questões referentes à utilização da bionergia como fonte de baixa emissão de gases causadores de efeito estufa.
O encontro será presidido pelo subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, embaixador André Amado. Haverá palestras do negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, e de representantes das delegações dos Estados Unidos e da Suécia.
Retirado do site Terra.
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
Estratégias Brasileiras de Negociação na COP-15
Ainda não se conhece a proposta a ser apresentada pelo Brasil na COP 15, mas qualquer que seja a mesma deve seguir as seguintes orientações:
- Os países ricos que até hoje contribuíram mais para as alterações climáticas têm que contribuir com uma parcela maior de seu PIB para fundos destinados a iniciativas de contenção da emissão de CO2;
- O Brasil, como país emergente, precisa de mais espaço para seu desenvolvimento e crescimento econômico;
- O Brasil leva para a negociação a proposta de redução do desmatamento em 80% até 2020 e o ponto forte de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, onde cerca de 47% da energia consumida no país é originada de fontes renováveis e uma emissão de CO2 por habitante relativamente baixa, em torno de 2,05 toneladas (países como os Estados Unidos e a Rússia possuem emissões percapta de 19,93 e 11,83 toneladas).
Adaptado da Revista Época de 04/11/2009.
- Os países ricos que até hoje contribuíram mais para as alterações climáticas têm que contribuir com uma parcela maior de seu PIB para fundos destinados a iniciativas de contenção da emissão de CO2;
- O Brasil, como país emergente, precisa de mais espaço para seu desenvolvimento e crescimento econômico;
- O Brasil leva para a negociação a proposta de redução do desmatamento em 80% até 2020 e o ponto forte de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, onde cerca de 47% da energia consumida no país é originada de fontes renováveis e uma emissão de CO2 por habitante relativamente baixa, em torno de 2,05 toneladas (países como os Estados Unidos e a Rússia possuem emissões percapta de 19,93 e 11,83 toneladas).
Adaptado da Revista Época de 04/11/2009.
Conferência de Copenhague começa em clima de esperança por acordo global.
Ministros terão 2 dias para negociar até a chegada dos líderes nacionais que, se as esperanças se confirmarem, podem fechar um acordo climático global até 18 de dezembro.
Na cerimônia de abertura, o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, destacou que o “tempo de declarações formais acabou”. “Chegou o momento de darmos as mãos”, prosseguiu o representante da ONU.
A presidente da COP 15 e ex-ministra do Clima da Dinamarca, Connie Hedegaard, destacou os compromissos de controle das emissões assumidos pelas nações em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e também apelou aos presentes por um acordo.
O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês), Rajendra Pachauri, se juntou a De Boer e aos governantes dinamarqueses ao pedir um acordo em Copenhague.
Adaptado do portal G1, matéria de Dennis Barbosa.
Na cerimônia de abertura, o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, destacou que o “tempo de declarações formais acabou”. “Chegou o momento de darmos as mãos”, prosseguiu o representante da ONU.
A presidente da COP 15 e ex-ministra do Clima da Dinamarca, Connie Hedegaard, destacou os compromissos de controle das emissões assumidos pelas nações em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e também apelou aos presentes por um acordo.
O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês), Rajendra Pachauri, se juntou a De Boer e aos governantes dinamarqueses ao pedir um acordo em Copenhague.
Adaptado do portal G1, matéria de Dennis Barbosa.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Atitudes Sustentáveis para 2010.
Se não puder fazer todas, escolha algumas...
1) Contribuir para a coleta seletiva na cidade.
Pesquise quais os dias da coleta seletiva no seu bairro. Separe em casa o lixo reciclável do não reciclável e coloque-o para coleta. Atenção! Uma dica importante é a segurança dos funcionários da coleta, muitos se ferem ao retirar o lixo pois algumas pessoas não se preocupam em embalar corretamente, fragmentos metálicos e cacos de vidro quando estes vão para descarte.
2) Não jogar lixo nas vias públicas.
O lixo jogado em calçadas e nas ruas além de retirar a beleza da cidade contribui para aumentar os pontos de alagamento em épocas de chuva e a proliferação de pragas urbanas.
3) Dar manutenção adequada a seu veículo.
A fumaça preta que sai do seu veículo não é nada agradável aos olhos e aos pulmões de quem vive nas grandes cidades, por isso faça manutenções periódicas em seu veículo.
4) Apagar a luz ao deixar um ambiente.
Uma das atitudes mais simples do SER sustentável é não deixar a luz de ambientes vazios acesa por horas. Além da economia com energia elétrica, economiza-se também a lâmpada.
5) Share your Ride.
Se você faz parte daquele grupo de amigos que todos os dias vai para o mesmo lugar em veículos diferentes, por que não se organizarem e dividirem os gastos com combustível indo juntos em um ou mais veículos? O Ride Sharing é muito comum em outros países e contribui para a redução da emissão de gases poluentes além de proporcionar bons momentos ao lado de seus melhores amigos.
1) Contribuir para a coleta seletiva na cidade.
Pesquise quais os dias da coleta seletiva no seu bairro. Separe em casa o lixo reciclável do não reciclável e coloque-o para coleta. Atenção! Uma dica importante é a segurança dos funcionários da coleta, muitos se ferem ao retirar o lixo pois algumas pessoas não se preocupam em embalar corretamente, fragmentos metálicos e cacos de vidro quando estes vão para descarte.
2) Não jogar lixo nas vias públicas.
O lixo jogado em calçadas e nas ruas além de retirar a beleza da cidade contribui para aumentar os pontos de alagamento em épocas de chuva e a proliferação de pragas urbanas.
3) Dar manutenção adequada a seu veículo.
A fumaça preta que sai do seu veículo não é nada agradável aos olhos e aos pulmões de quem vive nas grandes cidades, por isso faça manutenções periódicas em seu veículo.
4) Apagar a luz ao deixar um ambiente.
Uma das atitudes mais simples do SER sustentável é não deixar a luz de ambientes vazios acesa por horas. Além da economia com energia elétrica, economiza-se também a lâmpada.
5) Share your Ride.
Se você faz parte daquele grupo de amigos que todos os dias vai para o mesmo lugar em veículos diferentes, por que não se organizarem e dividirem os gastos com combustível indo juntos em um ou mais veículos? O Ride Sharing é muito comum em outros países e contribui para a redução da emissão de gases poluentes além de proporcionar bons momentos ao lado de seus melhores amigos.
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Link Curiosidade
Um site legal para se visitar é o http://www.pegadaecologica.org.br/ quem ainda preferir a versão em inglês, pode consultar também o http://footprint.wwf.org.uk/. A WWF desenvolveu este teste para que possamos calcular nossa "pegada ecológica" ou a quantidade de recursos naturais necessárias para sustentar nossa jornada diária.
O teste é composto por questões que avaliam nossos hábitos alimentares, de higiene, de consumo, moradia e transporte. Ao final das 15 perguntas, o site calcula quantos planetas Terra seriam necessários para suprir nossas atividades, se cada pessoa tivesse hábitos iguais aos nossos. O site ainda dá dicas sobre como reduzir nossa "pegada".
Seguem algumas das dicas:
Alimentação.
Se você consome os alimentos da estação, frutas, verduras, legumes e cereais produzidos localmente, através da agricultura orgânica, parabéns! Assim você contribui para a redução do uso de agrotóxicos e para uma exploração mais racional dos recursos do planeta.
Fonte: WWF Brasil.
Transporte.
O aquecimento global é causado, em grande parte, pelos gases da combustão dos motores dos automóveis. Por isso, um transporte sustentável tem de utilizar a energia de maneira eficaz, ouseja, transportar o máximo de carga possível gastando o mínimo de combustível.
Fonte: WWF Brasil.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Positivo e Negativo - Sustentabilidade em Goiás
1. Demorou mas chegou! Coleta seletiva em toda a zona urbana de Goiânia!
2. De acordo com o Jornal O Popular de hoje, 05/11/2009, somente 09 municípios goianos tratam o lixo corretamente. VERGONHA!!!!
2. De acordo com o Jornal O Popular de hoje, 05/11/2009, somente 09 municípios goianos tratam o lixo corretamente. VERGONHA!!!!
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Leitura Inicial
Há muito tempo decidi que precisava fazer algo diferente, algo pra deixar minha marca, independente do tamanho que ela venha ocupar na sociedade. O que preciso é simplesmente me expressar de maneira que sinta que estou ajudando alguém com o que produzo. Existe hoje em mim uma inquietação que está chegando a limites quase insuportáveis. Uma vontade louca de fazer um milhão de coisas ao mesmo tempo e acabo não fazendo nada. Não acredito muito em terapias ou acompanhamentos psicológicos, acho que preciso dedicar mais do meu tempo a organizar minhas idéias e até mesmo colocá-las no papel.
A vontade do blog surgiu a partir de uma leitura inusitada de uma Você SA, mas precisamente a edição de outubro de 2009, onde a matéria "Desenvolva uma Carreira Verde" fala especificamente de profissionais que contribuem com ações sustentáveis para as empresas que trabalham ou que prestam serviço. ME CHAMOU A ATENÇÃO porque eu, em parte, me vi inserida naquele grupo de profissionais, especificamente na parte que abaixo do meu nome na minha assinatura de email tem um baita SUSTENTABILIDADE. Pensei... “o que eu faço pra contribuir?”. Surtei! Porque descobri que de sustentabilidade não faço NADA há muito tempo. Com a atual crise mundial a empresa entrou em um processo de recuperação judicial e lá se vão 8 meses de indefinição e de paralização dos projetos do tal departamento de SUSTENTABILIDADE. A acabei por me envolver com outras rotinas, também muito importantes, mas que estão completamente fora do meu foco profissional.
Confesso que andava meio frustrada com aquela palavrinha, mas essa reportagem me abriu os olhos e me fez enxergar que o futuro pra profissionais que se especializam neste tema é vitorioso. Convidei então dois amigos e apartir de hoje nós três colocaremos nossas idéias aqui sobre essa palavra grande cujo significado é maior ainda.
A vontade do blog surgiu a partir de uma leitura inusitada de uma Você SA, mas precisamente a edição de outubro de 2009, onde a matéria "Desenvolva uma Carreira Verde" fala especificamente de profissionais que contribuem com ações sustentáveis para as empresas que trabalham ou que prestam serviço. ME CHAMOU A ATENÇÃO porque eu, em parte, me vi inserida naquele grupo de profissionais, especificamente na parte que abaixo do meu nome na minha assinatura de email tem um baita SUSTENTABILIDADE. Pensei... “o que eu faço pra contribuir?”. Surtei! Porque descobri que de sustentabilidade não faço NADA há muito tempo. Com a atual crise mundial a empresa entrou em um processo de recuperação judicial e lá se vão 8 meses de indefinição e de paralização dos projetos do tal departamento de SUSTENTABILIDADE. A acabei por me envolver com outras rotinas, também muito importantes, mas que estão completamente fora do meu foco profissional.
Confesso que andava meio frustrada com aquela palavrinha, mas essa reportagem me abriu os olhos e me fez enxergar que o futuro pra profissionais que se especializam neste tema é vitorioso. Convidei então dois amigos e apartir de hoje nós três colocaremos nossas idéias aqui sobre essa palavra grande cujo significado é maior ainda.
Assinar:
Postagens (Atom)