quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

AGENDA PARA 2010!

Uma ótima dica de agenda para 2010 são as agendas da linha Naturalis da TILIBRA. São confeccionadas em papel reciclado e possuem um preço acessível, em média R$ 20,00. Já comprei a minha!

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Brasil faz seminário sobre biocombustíveis em Copenhague

Paralelamente à 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), o Brasil realiza nesta terça-feira (8), em Copenhague (Dinamarca), o seminário "A Contribuição dos Biocombustíveis para a Mitigação da Mudança do Clima". Participam especialistas nacionais e estrangeiros sobre o assunto.

O objetivo é esclarecer os negociadores da COP-15 sobre questões referentes à utilização da bionergia como fonte de baixa emissão de gases causadores de efeito estufa.

O encontro será presidido pelo subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Itamaraty, embaixador André Amado. Haverá palestras do negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, e de representantes das delegações dos Estados Unidos e da Suécia.

Retirado do site Terra.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Estratégias Brasileiras de Negociação na COP-15

Ainda não se conhece a proposta a ser apresentada pelo Brasil na COP 15, mas qualquer que seja a mesma deve seguir as seguintes orientações:

- Os países ricos que até hoje contribuíram mais para as alterações climáticas têm que contribuir com uma parcela maior de seu PIB para fundos destinados a iniciativas de contenção da emissão de CO2;

- O Brasil, como país emergente, precisa de mais espaço para seu desenvolvimento e crescimento econômico;

- O Brasil leva para a negociação a proposta de redução do desmatamento em 80% até 2020 e o ponto forte de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, onde cerca de 47% da energia consumida no país é originada de fontes renováveis e uma emissão de CO2 por habitante relativamente baixa, em torno de 2,05 toneladas (países como os Estados Unidos e a Rússia possuem emissões percapta de 19,93 e 11,83 toneladas).


Adaptado da Revista Época de 04/11/2009.

Conferência de Copenhague começa em clima de esperança por acordo global.

Ministros terão 2 dias para negociar até a chegada dos líderes nacionais que, se as esperanças se confirmarem, podem fechar um acordo climático global até 18 de dezembro.

Na cerimônia de abertura, o secretário-executivo da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança Climática, Yvo de Boer, destacou que o “tempo de declarações formais acabou”. “Chegou o momento de darmos as mãos”, prosseguiu o representante da ONU.

A presidente da COP 15 e ex-ministra do Clima da Dinamarca, Connie Hedegaard, destacou os compromissos de controle das emissões assumidos pelas nações em desenvolvimento, incluindo o Brasil, e também apelou aos presentes por um acordo.

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, sigla em inglês), Rajendra Pachauri, se juntou a De Boer e aos governantes dinamarqueses ao pedir um acordo em Copenhague.

Adaptado do portal G1, matéria de Dennis Barbosa.