segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Estratégias Brasileiras de Negociação na COP-15

Ainda não se conhece a proposta a ser apresentada pelo Brasil na COP 15, mas qualquer que seja a mesma deve seguir as seguintes orientações:

- Os países ricos que até hoje contribuíram mais para as alterações climáticas têm que contribuir com uma parcela maior de seu PIB para fundos destinados a iniciativas de contenção da emissão de CO2;

- O Brasil, como país emergente, precisa de mais espaço para seu desenvolvimento e crescimento econômico;

- O Brasil leva para a negociação a proposta de redução do desmatamento em 80% até 2020 e o ponto forte de ter uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, onde cerca de 47% da energia consumida no país é originada de fontes renováveis e uma emissão de CO2 por habitante relativamente baixa, em torno de 2,05 toneladas (países como os Estados Unidos e a Rússia possuem emissões percapta de 19,93 e 11,83 toneladas).


Adaptado da Revista Época de 04/11/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente apenas se o seu texto for referente ao assunto postado!